ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governos regionais apoiam a soberania do Peru sobre a Ilha de Santa Rosa

Foto: Reprodução

08/08/2025, sexta-feira

A Assembleia Nacional de Governos Regionais (ANGR) expressou seu firme e institucional apoio à soberania do Peru sobre a Ilha de Santa Rosa, localizada na região de Loreto, após declarações recentes do Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que sugeriu que este território havia sido anexado indevidamente pelo governo peruano.

Por meio de um comunicado oficial, a ANGR expressou seu total apoio ao povo de Loreto, região amazônica à qual a ilha pertence, bem como por sua posição histórica em defesa da integridade territorial do país. "Expressamos nosso firme apoio à soberania nacional e ao povo de Loreto, que historicamente exerceu controle e presença nesta área de fronteira", afirma o documento.

A Assembleia lembrou que os limites fronteiriços entre o Peru e a Colômbia são claramente definidos e reconhecidos por ambas as nações, com base no Tratado Salomão-Lozano de 1922 e no Protocolo do Rio de Janeiro de 1934. Esses acordos, enfatizaram, estabelecem de forma inequívoca a pertença da Ilha de Santa Rosa ao território peruano.

Diante disso, a ANGR instou o governo colombiano a canalizar qualquer preocupação por meio de canais diplomáticos bilaterais, evitando declarações públicas que possam deteriorar as relações históricas de cooperação e respeito mútuo entre os dois países sul-americanos.

"Pedimos ao governo colombiano que conduza suas preocupações através dos canais diplomáticos estabelecidos, evitando declarações que possam afetar as relações históricas entre nossas nações", diz o comunicado oficial, divulgado por meio da mídia institucional e das redes sociais.

A Assembleia também enfatizou a importância da unidade nacional em situações que possam comprometer a soberania e a estabilidade nas áreas fronteiriças. Nesse sentido, eles pediram às autoridades dos diferentes níveis de governo e aos cidadãos em geral que mantenham uma posição firme, coordenada e responsável.

Por fim, reafirmaram seu compromisso com a proteção das fronteiras do Peru e com o fortalecimento da presença do Estado em regiões como Loreto, onde não é necessária apenas a defesa territorial, mas também o investimento público, a inclusão e o desenvolvimento sustentável.
(K. Rodriguez)
 
Por: DiariodelaRegion/Via Blog Jambo Verde

Seja o primeiro a comentar

Curta o Blog de Tabatinga nas redes sociais @blogdetabatinga Facebook, X, Instagram e YouTube

Nenhum comentário