Secretaria de Educação divulga resultado do prêmio ‘Educadores que Transformam’
Foto: Divulgação Seduc
03/01/2024, sexta-feira
Iniciativa busca valorizar o trabalho de educadores que desenvolvem práticas pedagógicas para a melhoria da educação amazonense
Lizandro Barboza da Silva, tabatinguense, professor, atualmente lotado na Escola Estadual Almirante Tamandaré, ganhou o prêmio "Educadores que Transformam" realizado pela Secretaria de Educação.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar divulgou a lista com os nomes dos profissionais da educação selecionados para integrar a Galeria do Prêmio ''Educadores que Transformam". Com o tema "Práticas de excelência na educação do Amazonas", o objetivo principal da iniciativa é reconhecer o trabalho de educadores que contribuem para o crescimento, transformação e melhoria na qualidade da educação pública estadual no Amazonas.
Em sua primeira edição, participaram da seleção professores, pedagogos e diretores escolares da capital e do interior do estado, que, no ano de 2024, desenvolveram iniciativas pedagógicas inovadoras em suas escolas. Em Manaus, foram selecionados 16 profissionais, com projetos desenvolvidos nas categorias: Ensino Fundamental I Anos Iniciais - 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental II Anos Finais - 6º ao 9º ano; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial e Inovação em Gestão Escolar.
O resultado dos selecionados está disponível no portal da Secretaria de Educação, pelo link: Interior - https://abrir.link/VJgGl. Capital: https://abrir.link/pJzPX.
No interior do estado, também foram selecionados 16 educadores, com projetos desenvolvidos nas categorias já citadas, além de duas categorias extras: Educação Escolar Indígena e Educação do Campo.
"Hoje, nós estamos entrando na etapa de organizar as fotografias dos premiados tanto da capital, quanto do interior, para que, em janeiro de 2025 a gente possa realizar a premiação já com as fotos expostas na Galeria", afirmou a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho.
Processo de seleção dos profissionais
Para a seleção de educadores que atuam em Manaus, cada Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) formou uma comissão interna composta por três membros responsáveis por realizar a seleção, por meio de ficha avaliativa disponível no edital de regulamentação do prêmio, de um profissional por categoria, totalizando seis profissionais inscritos por CDE. Após a seleção, cada profissional escolhido realizou sua inscrição por meio de um formulário via link compartilhado.
E para a seleção de educadores que atuam nos municípios do interior do Amazonas, foi formada uma comissão composta por um supervisor de cada um dos 11 polos nos quais os municípios estão subdivididos. Assim como a comissão da capital, os supervisores avaliaram os profissionais de acordo com a ficha avaliativa disponível no edital de regulamentação do prêmio. A comissão foi responsável por selecionar um profissional de cada polo por categoria.
Processo de avaliação
Designados pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica, profissionais da educação de diversos setores da Secretaria de Educação avaliaram as propostas das comissões com base nos critérios: Resultados Pedagógicos Comprovados; Desenvolvimento de Projetos; Práticas ou Ações Alinhadas às Necessidades da Escola; Promoção de Competências e Protagonismo Estudantil; Inclusão, Valorização Cultural e Cidadania e Engajamento com a Comunidade Escolar.
Para cada critério foram atribuídas notas de zero a dez, sendo classificados os projetos que obtiveram nota maior que sete, e premiados os 32 projetos com as maiores notas.
Próxima etapa
Durante o mês de janeiro, serão produzidos os materiais gráficos referentes aos profissionais premiados que irão compor a Galeria do Prêmio. A cerimônia de premiação está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2025.
A divulgação na imprensa foi 30/12/2024.
Seja o primeiro a comentar
Nenhum comentário