Delegacia da Capitania dos Portos dos Estados do Amazonas, em Tabatinga, 42 anos de criação
Foto: Divulgação
26/10/2024, sábado
Aos vinte e seis dias do mês de outubro de 1969 foi criada, pelo Decreto nº 65.749, a então Delegacia da Capitania dos Portos dos Estados do Amazonas, em Tabatinga, porém só foi ativada no dia 26 de outubro de 1982, quando sua primeira tripulação iniciou a árdua tarefa de representar a Autoridade Marítima no Alto Solimões.
Englobando todo o Alto Solimões e Vale do Javari, a Capitania Fluvial de Tabatinga tem a responsabilidade sobre uma área de jurisdição que, embora seja constituída por apenas 8 municípios amazonenses, estende-se por mais de 200.000 Km², possuindo cerca de 2.300 milhas navegáveis, abrangendo os rios Solimões, Javari, Içá, Jutaí, Jandiatuba, Itaquaí, Curuçá e Ituí, além de seus afluentes e igarapés.
Região dominada pela pujante selva amazônica, onde o modal rodoviário praticamente inexiste, a dependência da malha fluvial para o transporte de pessoas e insumos apresenta-se como grande desafio para a manutenção da salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica desse importante bioma brasileiro. Sobre nossa Capitania recai a grande responsabilidade de fiscalizar toda essa dinâmica, de forma a segurança da navegação prevaleça em nossa área de jurisdição.
O projeto da Capitania Itinerante torna-se de suma importância para levar a presença da Autoridade Marítima aos cidadãos pertencentes à nossa região, oferecendo todos os serviços disponíveis em nosso Grupo de Atendimento ao Público (GAP) na cidade de Tabatinga, para as comunidades mais afastadas de nossa sede. Cabe a nossa Capitania a nobre tarefa de transmitir e cultivar a mentalidade de segurança da navegação em uma população que tem a navegação como atividade cotidiana, que vivenciam a navegação fluvial empiricamente desde a idade mais tenra.
A Capitania Fluvial de Tabatinga também é responsável pela gratificante atividade de capacitação dos aquaviários, levando aos cidadãos do alto Solimões a oportunidade de obterem conhecimentos que, além de contribuir com a segurança da navegação em nossa região, dão acesso ao mercado de trabalho no setor de transporte fluvial, que vem crescendo ao longo dos anos. A perspectiva é de que o fluxo de embarcações no alto Solimões tenha um aumento acima da média com a ativação da rota comercial fluvial entre os portos de Chancay, no Peru, e Manaus, trazendo novas oportunidades de emprego à população de nossa região.
A diplomacia também faz parte de nosso cotidiano. Encravada na Tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, a Capitania, o viés diplomático inerente à Marinha do Brasil nos impulsiona a interação e à manutenção de um ambiente amistoso e cooperativo com as Marinhas dos países vizinhos, para que a troca de experiências e informações entre essas nações amigas crie um ambiente salutar e de sinergia nessa região tão sensível para os três países.
Destaco também a nossa interação com nossas Forças coirmãs e demais entes da esfera municipal, estadual e federal, que são imprescindíveis para a atuação em um ambiente operacional onde a união de esforços se faz necessário para que as ações de Defesa atinjam seus efeitos desejados.
Sendo um ponto de apoio logístico numa região tão remota para os Navios dos comandos subordinados ao Comando do 9º Distrito Naval, a Capitania envida todos os esforços para que as necessidades possam ser atendidas em sua plenitude, de forma eficiente e eficaz, sendo motivo de orgulho poder contribuir com a missão desses aguerridos marinheiros.
O legado de 42 anos de muito trabalho, empenho de dedicação de todos os bravos militares que passaram por aqui são hoje comemorados com muito júbilo pelos homens e mulheres que labutam os 365 dias do ano para representar da melhor forma possível a Marinha do Brasil e a Autoridade Marítima no Alto Solimões.
Que nossa querida Capitania possa comemorar muitos outros anos de existência , mantendo sua perseverança, resiliência e busca pela excelência em cumprir sua nobre missão.
CFT – Do Javari ao Jutaí, orientar e instruir!
Viva a Amazônia! Viva a Marinha! Viva o Brasil!
RAFAEL DOS SANTOS SOARES
Capitão de Fragata
Capitão dos Portos
Seja o primeiro a comentar
Nenhum comentário