Djuena Tikuna, patrimônio cultural de Tabatinga
Nascida em 1984 em Tabatinga, município que fica na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, a cantora, compositora, atriz e jornalista Djuena Tikuna é indígena e morou na aldeia Umariaçu II até os oito anos de idade, quando partiu com sua familía para Manaus. Em 2006 formou com os irmãos o grupo musical Magüta, que se apresentava no centro histórico da capital amazonense e serviu de vitrine para o trabalho da cantora.
No ano de 2008, Djuena Tikuna participou da coletânea cantos indígenas, que ajudou a levá-la para o palco de importantes eventos, como a conferência Rio+20, em 2012, e a abertura das Olimpíadas de 2016, onde apresentou sua versão Tikuna para o hino do Brasil. Em 2017, veio o disco de estreia, Tchautchiüãne, que significa "minha aldeia" e foi indicado ao Indigenous Music Awards, maior prêmio mundial da música indígena, realizado no Canadá.
Com um forte ativismo em prol da causa indígena, Djuena lançou em 2022 o projeto Torü Wiyaegü, composto por livro, documentário e disco, que retrata a musicalidade do povo Tikuna. Além disso, a também jornalista mantém um portal de notícias somente sobre os povos originários.
Nenhum comentário