Dragagem do Rio Solimões entre Benjamin e Tabatinga segue paralisada
A informação foi confirmada pelo prefeito de Benjamin Constant, David Bermeguy, que explicou que em julho, recebeu com preocupação notícias sobre as problemáticas em decorrência da forte estiagem em nossa região.
Ele participou do G9, encontros dos prefeitos realizado em Santo Antônio do Iça, do qual é presidente e que após o encontro, ele viajou até Brasília para levar as demandas dos municípios e aproveitou para levar também a demanda da situação da estiagem e suas consequências para os municípios que poderiam ficar desbastecidos.
Após a visita e articulação junto ao governo Federal, o DNIT esteve em Benjamin Constant para verificar em loco a situação em que o rio Solimões se encontrava. Para agilizar o processo da dragagem, o prefeito David, decretou no dia 3 de agosto estado de emergência para o município de Benjamin Constant.
Dois meses depois, início de outubro a dragagem foi autorizada e assinada pelo vice presidente Geraldo Alkimin. Os trabalhos começaram no trecho da ilha do Aramaçá, onde o lado direito pertence ao Peru e o esquerdo ao Brasil. Bermeguy informa que infelizmente há uma semana a equipe que trabalhava foi surpreendida pela capitania do Peru, que exigia um documento autorizado por eles, para que fosse realizada a dragagem naquela área correspondente ao Peru, por isso, a obra foi paralisada.
Toda essa situação já foi passada e encaminhada ao Itamarati e para as Relações Exteriores, em Brasília, para que aconteça a liberação e a retomada do trabalho. Enquanto isso, ele informa que as máquinas estão fazendo a dragagem em um trecho pertencente ao lado brasileiro próximo a Benjamin Constant.
David finaliza destacando a importância da retomada da dragagem nesse ponto, pois , garante o trânsito entre Benjamin Constant e Tabatinga e o acesso das embarcações.
Seja o primeiro a comentar
Nenhum comentário